Dirigentes sindicais ampliam debate sobre transição justa

Por Bianca Silva | 05 abr 2023

A transformação industrial e tecnológica acende o alerta para a necessidade de pensar numa transição justa que pense também na classe trabalhadora. Foi justamente isso  que dirigentes sindicais de todo Brasil fizeram na quinta-feira, 30, no seminário “Transição Justa” realizado pela IndustriALL-Brasil, IndustriALL Global Union, Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e Sask (Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia).

Parte expressiva da diretoria do Sindicato participou na quinta-feira, 30, do seminário virtual que tratou do conceito de transição justa para a implantação e fortalecimento de uma política industrial. Neste sentido, os dirigentes destacaram a importância de ser criado políticas nacionais a nível de Estado, para que as medidas sejam mantidas mesmo que haja mudanças de governo no país.

“Para que o desenvolvimento seja de fato sustentável, é preciso pensar além da questão ambiental e econômica, ou seja, o trabalhador, o seu emprego, não podem ser ignorados”, destaca João Batista.