Dirigentes criam Rede Sindical dos Trabalhadores da Siemens no Brasil

Por Auris Sousa | 01 nov 2013

Dirigentes criam rede sindical da Siemens

Dirigentes metalúrgicos da CNTM/Força Sindical e CNM/CUT formalizaram durante reunião em São Paulo a criação da rede sindical dos trabalhadores na Siemens. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30.

Durante a reunião, o Instituto Observatório Social apresentou pesquisa sobre “Condições de Trabalho Decente na Empresa Siemens”, feita pela Red Lat (Rede Latina Americana em Empresas Multinacionais), com apoio da DGB (Central de Trabalhadores da Alemanha) e Bildringswerk, com recursos do Ministério Alemão.

Segundo o diretor do Sindicato Everaldo dos Santos, um dos representantes na CNTM no encontro, o estudo foi desenvolvido nas plantas da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru e Uruguai e traça o perfil das empresas, com informações sobre condições de trabalho decente; diálogo social existente; número de plantas, diversificação de ramos.

Para Everaldo, o estudo possibilita que Sindicato e trabalhadores tracem melhores ações no combate ao elevado índice de terceirização, disparidade nos benefícios, jornada de trabalho entre outros. “Essas informações nos traz subsídios para buscarmos por mais melhorias e avanços nas plantas”, enfatizou.

Além disso, a pesquisa foi um dos fatores determinantes para a criação da rede sindical, que para Everaldo, “representa um compromisso importante para o desenvolvimento de intercâmbio de informações e ações entre as plantas, com objetivo de diminuir a disparidade entre os trabalhadores das unidades”.

Entre os dirigentes estavam os companheiros de Osasco, São Caetano do Sul, Jundiaí, Volta Redonda.