Dieese aborda trabalho decente no VII Congresso

Por Auris Sousa | 04 maio 2012

O diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz Lúcio, falou sobre trabalho decente na abertura do VII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco e Região. O evento aconteceu na sede do Sindicato na quarta-feira, 2.

Gans, aliás, fez questão de apontar a trajetória dos trabalhadores e do cenário da economia brasileira para esclarecer a todos sobre o momento que vivemos. Ao comparar o cenário de 20 anos atrás com o atual, ele mostrou os avanços. “Há 20 anos o salário mínimo era de US$ 50 e agora estamos chegando aos US$ 400”, disse Gans.

Ele defende que os trabalhadores devem tomar conhecimento de que avanços, como a política do salário mínimo, não seriam reais se as centrais sindicais não tivessem pressionado o governo. “Quando os trabalhadores começaram a fazer parte do jogo a história começou a mudar. Enquanto fizermos parte desse jogo poderemos trilhar nosso caminho”, defendeu Gans.

Para Gans, o trabalho decente é construído com a presença do trabalhador, que devem ser conscientes e definir suas prioridades. “Temos que pensar o que queremos daqui a 20 anos. Quais são os nossos objetivos e quais são as estratégias para alcança-los”, avalia.  “Não vamos conseguir fazer 100 coisas ao mesmo tempo, vamos ter que fazer mudanças que vão contribuir de fato, temos que definir as nossas prioridades”, completa.

Categoria aprovou a palestra

“A palestra mostrou a importância da organização. Pensar no futuro é fundamental para definirmos o que tem que ser feito hoje, podemos levar esse assunto para debate nas plenárias”, avaliou um companheiro da Liceu, de Osasco.

Para um companheiro da Açotecnica, de Jandira, as informações passadas durante a abertura do Congresso é um rico aprendizado. “A palestra mostrou a importância do trabalhador e do Sindicato pensarem juntos”, avaliou o companheiro, que disse que participará das plenárias regionais do Congresso.

Veja mais fotos

[slideshow auto=”on” thumbs=”on”]