FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Diap cria cartilha para orientar candidatos e eleitores para as eleições transparentes

Por Auris Sousa | 14 ago 2014

Para orientar candidatos e eleitores, sobre como proceder para termos uma eleição democrática e transparente, o Diap publicou a cartilha “Eleições Gerais 2014: Orientação a candidatos e eleitores”. Ela oferece visão geral de todo processo eleitoral, com informações interessantes para quem pretende se eleger e para quem deseja fazer a diferença nas urnas.

Capa da Cartilha do Diap

Para o eleitor, em resumo, a cartilha mostra a importância do voto consciente, defende a ética na política e a transparência no exercício de funções públicas, pressupostos que dependem de uma boa escolha. Entre outros pontos, mostra que “anular o voto, em geral, além de não punir os maus políticos, costuma prejudicar os bons, tanto aqueles com mandatos quanto aqueles que colocam seus nomes à disposição dos partidos para exercer com dignidade e representação política no Legislativo ou no Executivo, nos três níveis de Governo: União, Estados DF e Municípios”.

Em linhas gerais, enfatiza o poder que o eleitor tem nas mãos e que por isso não pode desprezá-lo, Tem que votar consciente. Logo, antes da escolha do candidato, deve fazer uma pesquisa sobre a vida política e motivações que levaram o candidato a ter interesse pelo “cargo”.

Já para os candidatos, a publicação dá dicas de como planejar e definir a campanha. Além disso, aponta procedimentos que colaboram para uma campanha vitoriosa. Também indica alguns fatores fundamentais na estratégia de marketing e aborda as fontes de financiamento da campanha.

As formas de propaganda, os crimes eleitorais, as proibições e permissões no período eleitoral também são alguns dos tópicos abordados pelo livro. Para ter acesso a íntegra, clique aqui.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07