DIA DA LUTA OPERÁRIA – Diretor do Sindicato Marcelo Mendes participa do Dia da Luta Operária

Por Auris Sousa | 09 jul 2022

O evento, que acontece neste sábado, 9, onde, em 1917, era a Tecelagem Mariangela, é organizado pelas centrais sindicais, IEEP e Centro de Memória Sindical em homenagem aos lutadores de ontem e de hoje.

João Guilherme Vargas Netto, membro do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), e Clara Ant, ex-vice-presidenta da Federação Nacional dos Arquitetos, recebem troféu por sua trajetória em defesa da classe trabalhadora.

E os familiares de José Calixto Ramos (in memoria), metalúrgico e ex-presidente da NCST, e Wagner Gomes (in memoria, metroviário, ex-presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, receberam placas de homenagem.

9 de julho de 1917, é uma data histórica para a classe trabalhadora. Nela, em uma assembleia no Brás, deu-se início aquilo que seria a primeira greve geral.

A luta dos trabalhadores era por melhores condições de trabalho, direito de organização e controle do preço dos alimentos. Tudo que queremos hoje.

Vale ressaltar que, desde 2017, o Dia da Luta Operária é feriado municipal na cidade de São Paulo. De autoria do vereador Antonio Donato.

O troféu aos homenageados de hoje leva o nome do sapateiro de 21 anos, José Martinez, que, há 102 anos, naquele 9 de julho, era assassinado pela Força Pública.