Sindicato na Imprensa

Delphi reduz tamanho no Brasil para sete fábricas

Por Auris Sousa | 05 ago 2015

Foram fechadas três unidades este ano em Cotia, Itabirito e Mococa

PEDRO KUTNEY, AB

Com a forte retração da produção de veículos no País e a venda de uma unidade de negócios, aDelphi reduziu seu tamanho no Brasil de 11 para 7 fábricas este ano. A baixa mais recente é a planta de Cotia (SP), dedicada a produção de bombas, injetores e outros componentes para motores diesel, justamente o segmento da indústria automotiva mais impactado pela recessão econômica no momento. Para cortar custos, a empresa decidiu no fim de julho unificar as operações da divisão de powertrain em Piracicaba (SP), onde atualmente está concentrada a fabricação de sistemas de injeção para motores flex gasolina-etanol. “A transferência das linhas de Cotia para Piracicaba será realizada de forma gradual, com conclusão prevista para 2016”, declarou a empresa em nota oficial.A Delphi assegura que aos 700 funcionários de Cotia será oferecida a possibilidade de transferência para Piracicaba. Contudo, os empregados da unidade afirmam que foi dado prazo de apenas 30 dias para que a decisão fosse tomada. Em protesto, os funcionários de Cotia iniciaram uma greve na manhã da segunda-feira, 3. “Nós respeitamos esse direito dos trabalhadores e reconhecemos as suas preocupações. A gestão continua em diálogo com os representantes dos trabalhadores. Portanto, não faremos mais nenhum comentário público sobre a greve”, acrescenta a nota da empresa.

Também neste ano a Delphi encerrou as atividades de duas fábricas de chicotes elétricos, uma em Itabirito (SP), inaugurada em 2007, e Mococa (MG), que havia começado a operar há menos de dois anos. A produção das duas, que atendia montadoras de grandes volumes como Volkswagen e Fiat, foi transferida para outras plantas da Delphi em São Paulo e Minas Gerais, segundo a empresa “de acordo com as melhores condições de logística e administração das atividades em cada caso”.

Outra redução nos ativos industriais da Delphi no País este ano se deu pela venda global da divisão Thermal para a Mahle, que em julho concluiu a aquisição de todas as unidades de fabricação de sistemas térmicos e de climatização da companhia americana. Com isso, a Delphi transferiu para a Mahle no Brasil a planta de Jaguariúna (SP), onde são produzidos itens como compressores para ar-condicionado automotivo.

Atualmente a Delphi tem três divisões de produto: Packard Arquitetura Eletroeletrônica, Eletrônicos & Segurança, Powertrain e Soluções em Produtos e Serviços (aftermarket). [Fonte: Automotive Business / Link: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/22453/delphi-reduz-tamanho-no-brasil-para-sete-fabricas]