Darcy Rodrigues e militantes da Greve de 1968 prestam depoimento à Comissão Municipal da Verdade de Osasco

Por Auris Sousa | 16 set 2014

TAGS

A subcomissão Entidades da Sociedade Civil da Comissão Municipal da Verdade realiza nesta quarta-feira, 17, sua primeira audiência para coleta de depoimentos sobre as graves violações cometidas pela ditadura civil-militar.

A Subcomissão é coordenada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, e tem como objetivo identificar as intervenções ocorridas em sindicatos e as perseguições contra a organização dos estudantes, padres, movimentos culturais, sociedades amigos de bairros, entre outras.

Serão dois momentos e a imprensa está convidada a participar de ambos. O primeiro começa às 9h, com o depoimento de Darcy Rodrigues, que deixou o 4º Regimento de Infantaria, em 1969, junto com o Capitão Carlos Lamarca, para ingressarem na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

A segunda audiência começa às 14h e reúne trabalhadores que faziam parte da diretoria do nosso Sindicato, em 1964, quando houve a primeira intervenção. Também estarão presentes trabalhadores que organizaram a greve de Osasco, que, em 16 e 17 de julho de 1968, parou a Cobrasma, Lonaflex, Barreto Keller, Fósforos Granada, Brown Boveri. A greve foi uma afronta à ditadura, que havia se instalado no país há quatro anos. Por conta dessa mobilização, o Sindicato sofreu a segunda intervenção.

Comissão Municipal da Verdade – A Comissão Municipal da Verdade de Osasco foi instituída pelo projeto de lei 26/2014 de autoria da vereadora Mazé Favarão (PT), aprovado pela Câmara de Vereadores em 14 de agosto, tendo contato com o empenho do prefeito Jorge Lapas. Entre os objetivos está o esclarecimento das graves violações aos direitos humanos ocorridas em Osasco, no período de 1946 a 1988. A presidência é do advogado Albertino de Souza Oliva.

A Comissão se subdivide em subcomissões, que irão enfocar cada um dos aspectos históricos a serem investigados: Vítimas, Agentes do Estado, Entidades da Sociedade Civil, Locais e Equilíbrio Federativo.

Greve de Osasco – Para mais informações sobre a Greve de Osasco, acesse:

Canal Sindmetal no Youtube – http://youtu.be/B-nqv9NYq0s