Sindicato na Imprensa

Corrida lembra operário morto pela ditadura

Por Auris Sousa | 24 mar 2016

No dia 29, terça-feira, membros do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região participam da “Corrida por Manoel”. O evento terá largada às 8h no local onde ficava a Lonaflex, no número 896 da avenida dos Autonomistas, em Osasco.

1-Corrida-por-Manoel-reprodução-600x476

A ação na cidade vai refazer os passos das mobilizações que ocorreram nas fábricas de Osasco em 1968, as quais contribuíram para que a histórica Greve de Osasco, um marco da resistência à ditadura militar. Além da Autonomistas, a corrida passará pelas avenidas Marechal Rondon, João Batista, rua Dr. Mariano J.M Ferraz e rua da Estação.

A ação faz parte de um projeto criado pelo jornalista e maratonista Rodolfo Lucena que envolve 40 corridas temáticas, cada uma buscando um destino ligado à vida e à morte do metalúrgico Manoel Fiel Filho, assim como à luta pela democracia no país.

O operário Manoel Filho foi preso em 16 de janeiro de 1976 e levado para o DOI (Destacamento de Operações de Informações) do 2º Exército, onde foi torturado e enforcado no dia seguinte.

O assassinato foi encoberto como um suposto suicídio. Só no ano passado, quase 40 anos depois da morte de Manoel, o Ministério Público Federal denunciou por homicídio triplamente qualificado e falsidade ideológica sete agentes da ditadura, em um processo que ainda aguarda decisão da Justiça. [Fonte: Visão Oeste]