Copom ignora centrais e eleva juros a 14,25%

Por Auris Sousa | 31 jul 2015

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central ignorou as centrais sindicais e na quarta-feira, 29, anunciou mais uma vez um novo aumento da taxa básica de juros, em meio ponto percentual, o que significa 14,25% ao ano. É a sétima alta seguida.

Mais uma vez a desculpa é controlar a inflação. “O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”, afirma nota divulgada pelo Copom ao final da reunião.

Já esperada, a alta foi protestada na terça-feira, 28, pelas centrais sindicais. Em São Paulo, o ato contra o aumento da taxa de juro contou com o reforço do nosso Sindicato. “Essa política derruba a atividade econômica, deteriora o mercado de trabalho e a renda, aumenta o desemprego e diminui a capacidade de consumo das famílias e, mais, reduz a confiança e os investimentos dos empresários, o que compromete a capacidade de crescimento econômico futuro”, divulgaram as centrais sindicais, em nota.

O aumento também não agradou a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), que em nota divulgou: “Estamos convictos de que há outros mecanismos para combater a inflação, enquanto o aumento da Selic, além de considerarmos não ser o instrumento mais eficaz, traz efeitos colaterais extremamente danosos, e talvez irreversíveis, para o setor produtivo, justamente em um momento que o país tanto necessita dar respostas para não perder as conquistas sociais obtidas ao longo dos últimos anos”.