Conselho do FGTS libera R$ 5 bi para infraestrutura

Por Auris Sousa | 29 ago 2012

O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aprovou na terça-feira, 28, a liberação de R$ 5 bilhões para o Fundo de Investimento do FGTS, o FI-FGTS. O grupo também aprovou realocação de R$ 4,4 bilhões de recursos que já estavam aplicados e que voltaram ao Fundo. De acordo com o Ministério do Trabalho, o FI-FGTS já investiu R$ 19,4 bilhões em obras feitas em portos, rodovias, energia e ferrovias.

Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a Caixa Econômica Federal, que administra o FI-FGTS, informou que o valor liberado até o momento não supera o teto permitido de 80% do patrimônio líquido e não compromete a rentabilidade prevista para as aplicações, uma vez que a rentabilidade supera os 6% ao ano. Já o trabalhador que possui conta de FGTS tem garantida a rentabilidade de 3% ao ano mais TR.

FI-FGTS foi criado para  investir na construção, reforma, ampliação ou implantação de projetos, por meio da aquisição de ativos financeiros ou participações, nos setores de energia, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e saneamento.