Conselho de Desenvolvimento chega aos 10 anos, com a participação do Sindicato

Por Cristiane Alves | 27 fev 2013

A reunião de hoje do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) marca o 10º ano de atividades do grupo que tem como objetivo discutir políticas públicas e contribuir com a tomada de decisões por parte do Executivo para o enfrentamento das principais questões que envolvem o futuro do Brasil.

O presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, participa do encontro, até porque ele está no Conselho desde o início. Também esta prevista a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Na primeira reunião plenária de 2013, os conselheiros vão apresentar parecer à presidenta Dilma Rousseff, com recomendações para sustentar e acelerar a trajetória de desenvolvimento, com geração de emprego e renda, expansão e diversificação da base industrial, sem descuidar do combate às desigualdades e do estratégico patrimônio ambiental.

Propostas – Criado em 2003, o CDES acumula amplo acervo de debates sobre o desenvolvimento brasileiro e contribuições para políticas públicas, muitas delas implementadas pelo governo. O fórum é hoje uma das referências internacionais de diálogo social para o desenvolvimento e vem mobilizando em suas atividades, além dos conselheiros e conselheiras, organizações sociais, instituições públicas e privadas.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é parte da trajetória do País nos últimos dez anos e resultados como a diminuição das desigualdades, o aumento do emprego e da renda, a segurança macroeconômica e os grandes investimentos em infraestrutura refletem suas principais proposições.