Consciência Negra: roda de conversa mostra persistência das mulheres

Por Bianca Silva | 14 nov 2023

Os desafios impostos pela sociedade à população negra foram compartilhados por um grupo de mulheres negras nesta segunda-feira, 13, durante Roda de Conversa, organizada pela FOMESP (Fórum Oeste Metropolitano de Economia Solidária/SP). Com o tema Consciência Negra: Superações e Potencialidades, oito mulheres mostraram força e persistência na luta por seus objetivos.

No decorrer do encontro, elas compartilharam suas histórias de vida, desafios e os aprendizados que tiveram ao longo de sua jornada. Entre os depoimentos compartilhados, foi mostrado a importância das mulheres negras não só ocuparem lugares de destaque, mas compartilharem os desafios que enfrentaram e as barreiras que foram quebradas, para assim, mostrar que é possível ocupar os espaços.

A vice-presidente do Sindicato Mônica Veloso, compartilhou um pouco de sua trajetória não só no meio sindical, mas também como mãe e avó “Eu me descobri no meio sindical, participei da gestão do Magrão, Jorge Nazareno e agora do companheiro Ratinho, também faço parte do comitê de mulheres da IndustriAll, da Força Sindical e da CNTM, mas também sou mãe de dois filhos e avó de 2 netos, e isso faz parte de quem eu sou”, disse.

Entre as demais histórias compartilhadas, também tivemos a de Mônica Saraiva, fundadora do projeto Gondwana, que visa integrar culturas através da fotografia e da bola. Mônica e seu cofundador Sebatián Vásquez, criaram um documentário independente “África x Brasil”, que usa o futebol como ferramenta pedagógica.