FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Consciência Negra é feriado em seis cidades da região

Por Auris Sousa | 19 nov 2019

Consciência Negra: Dia de refletir sobre luta, conquistas e desafios contra a discriminação racial

Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Jandira, Itapecerica da Serra e Itapevi estão entre as 1.260 cidades brasileiras que já aprovaram o Dia da Consciência Negra como feriado municipal. Celebrada na próxima quarta-feira, 20, a data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. 

Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O dia 20 de Novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Mas, somente em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Reflexão – A Consciência Negra foi criada para dar voz aos negros e ressaltar a sua luta contra a discriminação racial. É muito importante refletirmos sobre a posição deles na sociedade, já que sofrem preconceito até hoje, são as maiores vítimas da violência urbana e ocupam funções menos qualificadas no mercado de trabalho.

Segundo um levantamento do Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo, sete em cada 10 pessoas acreditam que o racismo se manteve no mesmo patamar ou aumentou nos últimos 10 anos na capital paulista.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07