SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Conferência Nacional de Saúde aprova propostas

Por Auris Sousa | 26 ago 2025

Durante a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que aconteceu de 18 a 21 de agosto, foram aprovadas 134 diretrizes, 520 propostas e 114 moções que deverão orientar a atualização da PNSTT (Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora).

O Sindicato participou ativamente de todas as fases da conferência, o que resultou na participação dos diretores Marcelo Mendes e Etelvina Guimarães como delegados eleitos nas Conferências Livres do Diesat e Força Sindical, respectivamente.

Entre as propostas aprovadas, estão: Implantação de uma Política Nacional de Cuidado Integral, com atenção à saúde física e mental e Ampliação dos horários de funcionamento das UBS (Unidades Básicas de Saúde), adequando o atendimento à realidade de quem trabalha longas jornadas.

Mais CERESTDurante a Conferência, houve ato em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a habilitação de 17 novos CEREST (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador), elevando o total para 243 em todo o país. Também confirmou a duplicação do orçamento federal destinado a esses centros, que passou de R$ 80 milhões para R$ 160 milhões anuais.

Outra medida importante foi a atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, que incluiu 165 novas patologias em 2023, após 24 anos sem revisão. Esse avanço permite reconhecer oficialmente condições de saúde diretamente associadas ao trabalho, facilitando o acesso a direitos previdenciários e trabalhistas. [Com informações de Agências de Notícias]

Leia também:

Combate à violência contra a mulher

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25