Comunicação é pauta do 10º Metal Mulheres

Por Auris Sousa | 22 mar 2024

A importância da comunicação como estratégia de luta por um país mais igualitário, foi o destaque, nesta quinta-feira, 21, do 10º Encontro do Metal Mulheres, coletivo de dirigentes sindicais metalúrgicas da Força Sindical. O encontro reuniu no Metalclube, pelo menos, 40 companheiras de entidades espalhadas por todo Estado e uma de Minas Gerais.

Diretoras dão boas vindas as dirigentes sindicais que fazem parte do coletivo Metal Mulheres

Elas foram recebidas pela vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso, pelas diretoras Etelvina Guimarães (Teca), Jeane Nilo, Creusa de Oliveira, pelo secretário-geral, João Batista e o diretor Marcel Simões. “Precisamos nos comunicar de forma mais efetiva com a categoria, seja nas assembleias, nos seminários, nos meios de comunicação. Para isso, a nossa formação e postura são essenciais”, disse Mônica, diante da importância do assunto do Encontro.

Mônica Veloso, vice-presidente do Sindicato, e Rosângela, Secretária da Mulher e Assuntos Relacionados à Igualdade de Gênero da CNTM

Além do espaço e como a mídia (grande imprensa e alternativa) tem repercutido as notícias relacionadas as mulheres, as dirigentes discutiram estratégias de comunicação para amplificar as vozes das mulheres e para fortalecer a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Foi ressaltado o papel fundamental da comunicação como ferramenta de mobilização e empoderamento, destacando a importância de se unir e se organizar para enfrentar as diversas formas de discriminação e violência contra as mulheres.

Coletivo Metal Mulheres

O encontro também tratou da comunicação afetiva e da escuta ativa como formas de fortalecer e promover o empoderamento mútuo das mulheres.

Economia Solidária – O encontro também contou com a participação de representantes do Fomesp – Oeste e do Coletivo Linhas de OZ que apresentaram cases de sucesso de empreendedoras que encontraram na economia solidária uma oportunidade de fortalecer a autonomia econômica das mulheres e promover a independência financeira.

Economia solidária no radar

Diante dos desafios das mulheres, entre eles, baixa representatividade em espaços de poder, desigualdade salarial e violência, o 10º Encontro do Metal Mulheres reforçou a importância da  comunicação, da união e da solidariedade feminina na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.