Comissão Municipal da Verdade de Osasco

Comissão da Verdade divulga resultados de investigações

Por Auris Sousa | 04 dez 2014

A CMVO (Comissão da Verdade de Osasco) divulga na próxima segunda-feira, 8, os resultados da primeira fase de investigações. A divulgação acontece a partir das 15h, na Câmara Municipal de Osasco.

A divulgação será acompanhada pela dra. Rosa Cardoso, integrante da CNV (Comissão Nacional da Verdade). Após a divulgação do relatório preliminar, o documento será encaminhado à CNV para que conste como anexo no relatório nacional sobre a apuração dos crimes cometidos durante a ditadura militar.

No relatório será apresentado detalhes das conclusões obtidas pelas subcomissões, incluindo a Subcomissão Entidades Civis, que investiga as perseguições praticadas contra sindicatos, movimento estudantil, organizações de moradores, movimento cultural. A subcomissão está sob responsabilidade do presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Sobre a CMVO – A CMVO foi instituída pela Lei nº 4.650, de 14 de agosto de 2014, de autoria da vereadora Mazé Favarão, para contribuir com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), instituída pela Lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, na apuração das violações de direitos humanos ocorridas na cidade de Osasco durante o período da ditadura militar entre 1964 a 1985.

Em SP – Também na segunda, 8, a partir das 9h30, acontece no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo ato sindical unitário. Nele, serão apresentadas as recomendações dos trabalhadores à CNV e aos poderes públicos. A doutora Rosa também vai falar sobre os crimes contra os trabalhadores e ao movimento sindical. Além disso, alguns militantes serão homenageados.

O Sindicato dos Engenheiros fica na Rua Genebra, 25, próximo à Câmara Municipal de São Paulo.