Começa na sexta, 16 de junho, a jornada nacional de lutas contra os juros altos

Por Força Sindical | 14 jun 2023

As centrais, Força Sindical, CUT , UGT, CTB, CSB, NOVA Central, Central Pública e Intersindical/Central da Classe Trabalhadora, vão realizar uma Jornada Nacional de Lutas Contra os Juros Altos. O Sindicato vai reforçar essa luta durante as assembleias realizadas nas fábricas de Osasco e região.

As mobilizações vão pressionar o Copom (Comitê de Políticas Monetárias) do Banco Central a reduzir a Taxa Básica de juros (Selic), que atualmente está em 13,75% ao ano, a maior taxa do mundo.

Nosso objetivo é também chamar a atenção da sociedade e pressionar os membros do Banco Central sobre a importância de baixar os juros. Juros altos sangram o País e inviabilizam a retomada do crescimento e o desenvolvimento econômico brasileiro. Tanto a classe trabalhadora, quanto o governo e o setores empresariais produtivos têm cobrado a redução dos juros para que o país volte a crescer com geração de emprego e renda e redução das desigualdades sociais.

É muito importante participar do atos unitários nas fábricas, empresas e ruas, levando bandeiras, coletes, bonés e faixas para protestar.

16 de junho – Lançamento da jornada de lutas. Categorias irão realizar assembleias nos locais de trabalho, panfletagens, tuitaços e atos em espaços públicos de grande circulação de pessoas em diversas cidades do País. Em São Bernardo do Campo (SP) haverá uma passeata a partir das 8h.

19 de junho – Tuitaço nacional contra os Juros Altos.

20 de junho – Atos em frente ao Banco Central em todos os Estados onde houver sede e/ou outros locais. Em São Paulo, Ato em frente ao Banco Central, Avenida Paulista, 1804, às 10 horas.

No dia 20 começa a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que definirá, no dia 21, qual será a taxa praticada. O BC mantém a taxa em 13,75% de agosto do ano passado e, de acordo com o último boletim Focus, publicado no início da semana passada, a estimativa é de que o BC mantenha a taxa neste patamar abusivo.

22 de junho – Previsão de reunião com Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.