FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Começa na segunda-feira pagamento da 1ª parcela do 13º para aposentados

Por Auris Sousa | 23 ago 2013

Aposentados e pensionistas já podem se preparar para receber a primeira parcela do 13º salário. Os valores estarão liberados a partir de segunda-feira, 26, até 6 de setembro.

A data para a liberação do dinheiro havia sido divulgada no DOU (Diário Oficial da União) no último dia 6. De acordo com a Previdência Social, a expectativa é que 26,5 milhões de pessoas recebam a primeira parcela, com isto aproximadamente R$ 12 bilhões serão injetados na economia.

Atenção – Não haverá desconto de IR (Imposto de Renda) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela.

O valor do décimo é 50% do valor do benefício do aposentado ou pensionista. Vale lembrar que para aqueles que começaram a receber a aposentadoria depois de janieor, o valor será calculado proporcionalmente.

Importante – Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela, porém ela é menor que os 50% do benefício. Por ele ser temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. No entanto, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante em dezembro. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07