Com paralisação, metalúrgicos da Jan Lips arrancam conquistas

Por Cristiane Alves | 01 abr 2014

Os metalúrgicos da Jan Lips, de Taboão da Serra, ampliaram sua unidade e organização na última semana, fruto do processo de luta que resultou na conquista de uma série de direitos há muito reivindicado pelos companheiros. A vitória veio com paralisações de 4 horas na quarta-feira, 26, e de 2 horas na segunda-feira, 24, ambas organizadas pelo Sindicato.

[wppa type=”slide” album=”152″][/wppa]

Os trabalhadores conseguiram finalmente fechar o acordo de PLR referente ao ano passado e iniciar as negociações para o acordo deste ano. Também redefiniram o formato de pagamento do convênio médico, que antes era pago integralmente pelos trabalhadores e, agora, será 60% pago pela empresa. Com a luta, também foi melhorado os critérios de fornecimento da cesta básica os itens da refeição e a conquista do desjejum.

Outra conquista foi o compromisso da empresa em discutir a redução da jornada para 40 horas semanais.

Também foi reintegrado um dos trabalhadores que era membro da comissão de PLR que havia sido demitido pela empresa como forma de desmobilizar a discussão de PLR.