Com intervenção do Sindicato, Arim reintegra cipeiros

Por Auris Sousa | 06 ago 2015

Graças à intervenção do Sindicato, a Arim, em Santana de Parnaíba, reintegrou na segunda-feira, 3, cinco cipeiros. Os companheiros haviam sido dispensados no início de julho mesmo tendo estabilidade de emprego, por serem membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

A irregularidade foi constatada pelo diretor Orlando, que também trabalha na empresa. Após várias tentativas de diálogo para o retorno dos trabalhadores, a empresa então atendeu a o nosso Sindicato, e cumpriu a legislação. Com isso: Paulo Rogério Silva Souza, Eraldo Ferreira Gomes, Ernani Ernesto Simões Junior, Valdir Manara e José dos Santos retornaram ao trabalho.

Este caso fica de exemplo para que os trabalhadores não se intimidem e não desistam jamais de buscar os seus direitos, e lutar pela saúde e segurança no local de trabalho. A estabilidade da Cipa é um instrumento para garantir aos membros da Cipa autonomia suficiente para desempenhar a sua função.

NR-5 garante estabilidade a cipeiros

Os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) cuidam da prevenção e de questões de segurança e medicina do trabalho. É importante que todos saibam que a estabilidade aos cipeiros é garantida pela NR-5 (Norma Regulamentadora) e reforçada pela Convenção Coletiva da categoria.

A estabilidade não foi criada para ser um benefício pessoal ao cipeiro. Ela é um instrumento que garante autonomia para que eles desempenhem a sua função. Isto porque podem existir momentos em que o cipeiro terá que cobrar do empregador soluções e ações corretivas para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e nessa hora a estabilidade o protege de ser demitido injustamente.

Cipeiros que haviam sido demitidos já retornaram ao trabalho, graças ação do Sindicato

Isso significa que a Cipa têm direitos, mas também têm vários deveres, entre eles a elaboração de um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho. Também está entre os seus deveres criar o mapa de riscos.

Atenção, o trabalho preventivo não é responsabilidade apenas dos cipeiros, e sim de todos: empresa, que deve garantir o máximo de segurança no local de trabalho, e demais trabalhadores, que devem votar com consciência ao eleger a Cipa. O Sindicato também é um grande aliado para esta tarefa.