Com ação conjunta, cumprimento da Lei de Cotas cresce quase 10% nas metalúrgicas da região

Por Auris Sousa | 10 out 2024

Com o Programa Valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas (8.213/1991) no setor Metalúrgico de Osasco e Região, a força de trabalho das pessoas com deficiência aumentou nos últimos dois meses. Prova disso é que neste período a contratação de trabalhadores com deficiência aumentou 9,3%, entre as 35 empresas que fazem parte do Programa.

Em mais da metade das empresas (54,3%), as contratações aumentaram. E 14,3% delas já atenderam todas as exigências legais. No entanto, o Programa também já identificou empresas que agem com preconceito, discriminação e insistem em descumprir a Lei de Cotas, sempre “arrumando” desculpas para a não contratação.

O Programa é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, e tem o objetivo de superar no setor da região os 100% do cumprimento da Lei de Cotas. “Estamos atuando para que as pessoas com deficiência tenham o seu direito ao trabalho respeitado”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).