CIPA é destaque em curso promovido pela Fundacentro

Por Bianca Silva | 14 set 2023

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente e de Assédio) tem destaque na segunda temática do “Curso Básico de Segurança e Saúde no Trabalho”, promovido pela Fundacentro. A aula inaugural do novo modulo aconteceu nesta terça-feira, 12, e foi ministrada por Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania.

Clemente, que tratou do papel da CIPA no diálogo social nas empresas em matéria de saúde e segurança do trabalho, fez um levantamento de quatro décadas, no qual é possível identificar que em 1979, durante a ditadura militar, a CIPA e os cipeiros eram controlados pelas empresas. “E 44 anos depois, elas continuam a controlar. Temos a obrigação de lutar para que o ambiente de trabalho seja democrático, respeite as diferenças entre pessoas e garanta que elas possam se sentir felizes nos locais onde trabalham”, disse.

Clemente, trouxe convidados que compartilharam com o público suas experiências sobre a temática: o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), a vice-presidente Mônica Veloso e o diretor Marcelo Mendes; Amaurilio Santos, técnico de segurança; Jorge Ussier, ex procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo; Jose Carlos do Carmo (Kal), coordenador do Projeto de Inclusão das Pessoas com Deficiência na SRTE/SP; Sergio Gomes, jornalista e José Augusto, consultor técnico em segurança e saúde no trabalho.

Ratinho destacou a importância dos sindicatos e do conjunto dos trabalhadores para o fortalecimento das CIPAS, e falou sobre a cartilha criada pelo Sindicato junto com os cipeiros das fábricas da região. “Ela trata do fortalecimento da CIPA e foi muito especial por conta do envolvimento dos próprios cipeiros na sua construção”, disse.

Formação constante – A diretoria do Sindicato sempre está envolvida em cursos para atualizar seus conhecimentos. Nesta temática do Curso da Fundacentro, que vai quinta-feira, 14, estão inscritos o diretor Marcelo e os assessores Wilson Costa e Francieldo Aquino.