Ciclo de Debates: Maria Maeno alerta sobre os riscos de normalizar a covid-19

Por Auris Sousa | 27 jul 2022

Engana-se quem pensa que a pandemia da Covid-19 acabou. O alerta é de Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, feito durante o encerramento do 43º Ciclo de Debates. “Muita gente acha que os casos leves não apresentam preocupação, mas isso não é verdade: não sabemos ainda a dimensão e a duração das Covids longas, não conhecemos todas as sequelas e se existem sequelas definitivas”, observa.

Maria Maeno, defende, então, que as medidas de segurança sanitária sejam mantidas e que a vacinação em massa continue a ser incentivada. “A pessoas que precisam sair de casa para trabalhar estão ainda mais expostas. Em caso de contaminação, as empresas devem emitir a CAT e o SUS deve acolher estes casos como sendo relacionados ao trabalho”, enfatiza.

Vale ressaltar que a doença pode provocar sequelas mesmo em pessoas assintomáticas ou imunizadas. A vacinação também não elimina totalmente o risco de morte ou internação, por isso os cuidados são essenciais.

A relação de trabalhadores metalúrgicos que morreram, após contaminação por Covid-19 já está nas mãos dos procuradores do Ministério Público do Trabalho, em Barueri, que se comprometeu a investigar caso a caso. Ao todo, o Sindicato tem conhecimento de 39 casos. “Não recebemos uma CAT se quer, a respeito. O número pode ser ainda maior”, lamenta o secretário-geral do Sindicato, João Batista.

Previdência – Assuntos relacionados a Previdência Social, como aposentadoria especial e regras de transição, foram abordados no Ciclo pelo assessor de assuntos previdenciários Roberto Dias.