Especiais

Charges ilustram luta por direitos e reconhecimento

Por Felipe | 27 fev 2019

A crítica e a irreverência dos cartunistas que passaram pela imprensa do Sindicato deram ao Visão Trabalhista a leveza e a objetividade necessárias para cada assunto.  Tanto é que cartunista que mais tarde se tornaram famosos passaram pelas páginas do VT, como Glauco e Laerte.

Através do humor e da sátira, o arrocho salarial de 1987 não escapou da charge, assim como o Plano Verão, de 1989, que congelava os preços. No entanto, a charge denunciava que após 36 horas do Plano, começaram a vigorar novos preços de cerveja, refrigerante, tarifas de trem, automóveis e vários outros produtos.

Charge de Éton

No 30º ciclo de debates, que aconteceu em junho de 2009, foi aberto com a discussão sobre riscos ambientais, exames médicos para admissão e demissão e sobre o fortalecimento da Cipa. Com base neste assunto, a charge ironizou o atendimento prestado pelo médico da empresa que não deixa passar nenhum problema no exame de admissão, mas já no de demissão, por mais que o trabalhador se queixe de dores, o médico diz que está tudo bem. Outro assunto do ciclo daquele ano que também teve destaque foi o Assedio Moral.

Em fevereiro de 2011, a atitude da Protec de fazer com que os trabalhadores e trabalhadoras dividissem o mesmo vestiário também virou charge. No momento, os metalúrgicos protestaram pela regularização do vestiário. De acordo com a NR, o espaço é obrigatório em empresas que a atividade exige troca de roupas ou uso de uniforme. Devendo ser repleto de armários essencialmente individuais, observada a separação de gêneros.

Charge de Rice

A fraude trabalhista da Jan Lips, em dezembro de 2011, contra um ex-trabalhador da empresa também rendeu uma charge. Chamada de casadinha, juridicamente nomeada de lide simulada, a empresa demitiu o trabalhador e indicou um advogado a ele, pois segundo a própria empresa só assim ele receberia as suas verbas rescisórias.

Hoje, a categoria se diverte com a acidez das tiradas de Rice, que semanalmente publica a tirinha Hora da Boia e ilustra reportagens do jornal.

Charge de Rice