Centrais sindicais se reúnem para debater ditadura e repressão aos trabalhadores

Por Auris Sousa | 16 jul 2013

Dez centrais sindicais vão se reunir na próxima segunda-feira, 22, para dar início às atividades públicas do grupo de trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’. O encontro, marcado para às 9h, será no Sindicato Nacional dos Aposentados, no centro de São Paulo. A data foi escolhida pelos sindicalistas pelo sentido simbólico da ação unitária sindical na Greve Geral de 1983, que completará 30 anos no próximo domingo, 21.

O evento será aberto pelo ex-presidente da CUT Jair Meneguelli e pelo ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Arnaldo Gonçalves. Ambos foram dirigentes da greve de 83. Também serão exibidos vídeos curtos de representantes de diferentes categorias de trabalhadores que participaram da luta contra a ditadura.

O encontro contará ainda com a presença da coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Cardoso, e do membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, além do presidente do Instituto Astrogildo Pereira, José Luis Del Roio.

A Greve Geral de 1983 levou, em plena ditadura, três milhões de trabalhadores às ruas. Contou com a adesão de 35 entidades sindicais e de associações de funcionários públicos. Diversos setores da sociedade — estudantes, partidos de esquerda, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entre outros — se solidarizaram com os trabalhadores, manifestando publicamente suas posições.

Serviço:
O quê: Ato Sindical Unitário de inauguração Pública das atividades do GT “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”
Realização: Coletivo Sindical de apoio ao Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical” da Comissão Nacional da Verdade
Quando: 22 de julho de 2013
Local: Sindicato Nacional dos Aposentados