Centrais Sindicais protestam em São Paulo contra juros altos

Por Auris Sousa | 02 dez 2014

Representantes da Força Sindical, em conjunto com as Centrais Sindicais UGT, NCST, CGTB, realizaram nesta terça-feira, 2 de dezembro, em frente ao Prédio do Banco Central, na Avenida Paulista,  um protesto contra os juros altos.

Nesta mesma data o Copom (Comitê de Política Monetária) iniciou a reunião para decidir sobre a nova taxa Selic. Vale destacar que, ao longo dos últimos meses, o Copom manteve ou aumentou seguidamente a taxa Selic.

Juruna: "defender uma política de redução dos juros e combater todas as medidas que prejudiquem os trabalhadores"

A preocupação da Força Sindical e das demais Centrais deve-se ao fato de o Brasil ser, hoje, o campeão mundial de juros reais, e uma nova alta nas taxas vai prejudicar ainda mais o quadro econômico, causando estagnação na produção e na geração de empregos.

João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, lembra que aumentar a taxa de juros causará maior desemprego e diminuição do consumo, o que consequentemente vai prejudicar, o setor industrial e os empregos por ele gerados.

“Temos que manter a unidade de ação do movimento sindical para defender uma política de redução dos juros e combater todas as medidas que prejudiquem os trabalhadores”, ressaltou o sindicalista.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi, Jefferson Coriteac, lembrou que, quanto menor os juros, mais empregos serão gerados. “A luta da classe trabalhadora por juros mais baixos vai refletir na qualidade de vida dos trabalhadores”.