Centrais sindicais propõem criação de fundo para garantir empregos

Por Auris Sousa | 07 ago 2012

Com o objetivo de assegurar os empregos dos trabalhadores, representantes das centrais sindicais se reuniram na segunda-feira, 6, com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para apresentar a proposta de criação de um fundo para auxiliar os trabalhadores de empresas que passam por dificuldades.

Nomeada de PNEME (Programa Nacional de Estabilização e Manutenção do Emprego), o programa seria financiado com o adicional de 10% da multa sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) – pago quando há demissão sem justa causa, propõem as centrais. A ideia, segundo a carta entregue ao ministro, é que o Fundo seja utilizado para integrar o salário de trabalhadores que possam sofrer dispensas temporárias, redução da jornada de trabalho e da produção devido à crise econômica.

De acordo com o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, Gilberto Carvalho se comprometeu a montar um grupo de trabalho para discutir a proposta.

Estão unidas pela aprovação da proposta as seguintes centrais: Força Sindical, Cut (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Nova Central Sindical e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).