Centrais sindicais participam da preparação da 4ª Conferência Nacional da Saúde

Por Auris Sousa | 25 mar 2014

Diretor do Sindicato, Edson Cogo, representou o Sindicato na Conferência Nacional de Saúde

As centrais sindicais e movimentos sociais participaram do Seminário Nacional promovido pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde), no Hotel San Marco, em Brasília. O evento foi feito com o objetivo de analisar o cenário nacional e internacional, considerando o avanço do capitalismo e o modelo de desenvolvimento e seus impactos no mundo do trabalho. O diretor do nosso Sindicato, Edson Cogo, representou a nossa entidade no evento.

Durante o evento, foi avaliada a situação da saúde da classe trabalhadora brasileira considerando as desigualdades de gênero e de raça, com ênfase no setor produtivo da agricultura e pecuária, transporte, construção civil, setor saúde e outros.

O Seminário faz parte, também, das atividades de preparação para a 4ª CNSTT (Conferência Nacional da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras) e contará com cerca de 350 participantes mobilizados pelas Centrais Sindicais, CUT (Central Única dos Trabalhadores), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

“Importante que o Ministério da Saúde veja o trabalho como determinante na questão saúde e doença. O que determina a saúde do trabalhador, na maior parte, é o processo de trabalho, ambiente físico. Importante participação das centrais para mostrar a realidade do ambiente de trabalho”,declara Luiz Carlos de Oliveira, coordenador-adjunto da Secretaria Nacional de Saúde do Trabalhador da Força Sindical.

No seminário, os participantes observaram a necessidade de maior envolvimento do movimento sindical no tema sobre saúde do trabalhador, como incluir nas pautas de reivindicações itens referentes a este tema, informa Oliveira.