Centrais Sindicais definem calendário de lutas

Por Auris Sousa | 26 jan 2022

As centrais sindicais se reuniram nesta quarta-feira, 24, para definir o calendário de lutas deste ano. O encontro aconteceu na sede da UGT (União Geral dos Trabalhadores), em São Paulo.

O objetivo do encontro foi debater as ações do movimento sindical neste primeiro semestre, entre outros assuntos, os dirigentes falaram sobre a realização do 1º de Maio unificado e da Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) 2022, ainda sem data definida em virtude do Covid-19.

Representantes das centrais se reúnem para debater ações de 2022

Também foi discutido a criação da Agenda da Classe Trabalhadora com entrega para os (as) candidatos (as) a presidência a partir de maio. Durante o encontro foi apresentado um documento redigido por Clemente Ganz Lúcio, assessor técnico das Centrais Sindicais, em que foi proposta a realização de cinco encontros regionais preparatórios com o objetivo de apresentar a proposta da agenda.

Esses encontros regionais acontecerão de forma virtual e buscarão abrir debate sobre emprego de qualidade e crescimento dos salários, discutir a valorização dos sindicatos e fortalecimento das convenções coletivas, como forma de ampliar a proteção social, laboral e trabalhista, além de fazer uma reflexão sobre as mudanças no mercado de trabalho e os desafios do sindicalismo. [Fonte: Centrais Sindicais]