Centrais sindicais criam propostas contra rotatividade

Por Auris Sousa | 19 set 2012

Com o objetivo de reduzir a rotatividade, as centrais sindicais criaram uma série de propostas que serão apresentadas para a presidenta Dilma Rousseff. Cobrar taxa das empresas que tem o nível de rotatividade acima da média do seu setor é uma das medidas, que foram apresentadas pelas centrais na terça-feira, 18.

As centrais também propõem que as empresas com rotatividade mais baixa tenham preferência em licitações e compras públicas. Além da implementação de um fundo anticrise para ajudar as empresas em dificuldade, com o objetivo de incentivar a redução da rotatividade, como também incentivar a organização no local de trabalho.

Para o secretário geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, o país precisa enfrentar a rotatividade, que provoca a redução salarial. “As empresas precisam entender que irão ganhar mais, por exemplo, com a qualificação da mão de obra ao invés de querer lucrar com os salários baixos em função da rotatividade como acontece hoje”.

Clique aqui e conheça o documento que será apresentado à presidenta, Dilma Rouseff, e o secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. [Foto: Tiago Santana]