Centrais cobram reunião ‘urgente’ com Dilma e confirmam manifestação para abril

Por Auris Sousa | 28 jan 2014

Em reunião realizada na segunda-feira, 27, na sede da UGT, em São Paulo, representantes das centrais sindicais confirmaram a realização de um ato unificado em 9 de abril e reafirmam a necessidade de “urgência” para uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff. Essa reunião estaria “pré-agendada” para a próxima quinta, 30, mas o presidente da entidade, Ricardo Patah, informou que “o encontro sairá o mais breve possível”.

Entre as principais reivindicações das centrais, estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o combate à terceirização e à rotatividade no mercado de trabalho e a manutenção da política de valorização do salário mínimo. “O governo já recebeu a nossa lista de prioridades e o protesto é para exigir uma ação rápida”, disse João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

“Há um consenso bastante grande entre as centrais, tanto para os assuntos a serem tratados com o governo como para os temas trabalhistas a serem discutidos com a sociedade. Isso é importante porque temos em pauta a concepção de um projeto de desenvolvimento para todo o país”, afirmou o secretário de Administração e Finanças da CUT, Quintino Severo.

O encontro reuniu ainda representantes da CGTB, CTB, e Nova Central. Os sindicalistas voltam a se reunir na terça da semana que vem (4), às 14h, desta vez na sede da Força.

As centrais mantiveram posição unânime contra a formulação de uma medida provisória para contratação de serviços de curta duração, tema que vem sendo discutido com o governo e que deverá voltar à pauta em um encontro no próximo dia 6, no Ministério do Trabalho e Emprego, incluindo representantes dos empresários. “Estranhamos muito essa questão ter sido colocada para debate, isso nos deixa desconfortáveis, porque não aceitaremos nada que possa flexibilizar e tirar direitos dos trabalhadores”, afirmou Patah. [Fonte: Rede Brasil Atual]