Centigon recebe 12 autuações por irregularidades trabalhistas

Por Auris Sousa | 21 fev 2013

Após fiscalização da Gerência Regional do Trabalho de Osasco e Região, a metalúrgica Centigon, de Barueri, recebeu em setembro do ano passado 12 autuações por irregularidades trabalhistas. Em resumo, e de acordo com o relatório, as infrações vão contra os princípios de saúde e segurança no local de trabalho.

As infrações foram descobertas graças ao programa Projeto Metalúrgicos. Entre as irregularidades estão: Deixar de adquirir EPI adequado ao risco de cada atividade; Deixar de promover treinamentos para membros da Cipa, antes da posse; deixar de efetuar avaliação quantitativa da exposição aos riscos ambientes.

Além disso, por não manter serviço especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho, uma vez que apresentou como Técnico de Segurança do Trabalho profissional vinculada simultaneamente a outras empresas e sem comprovação de sua presença regular no local de trabalho, a Gerência sugere que o relatório para o Ministério Público do Trabalho.

Segundo o relatório, conforme a gradação da atividade e número de trabalhadores, a empresa deveria ter um técnico de segurança do trabalho em período integral.