Campanha Salarial 2012

Categoria lota Sindicato em seminários

Por Cristiane Alves | 18 set 2012

O final de semana foi de casa cheia. Isso porque a categoria respondeu à altura ao chamado da diretoria do Sindicato e compareceu em peso aos primeiros seminários da Campanha Salarial, que reuniu os companheiros das regiões de Jandira e de Barueri, na sede e na subsede, respectivamente.

No seminário de Jandira, o destaque foi a grande presença de mulheres e jovens, retrato da transformação da categoria nos últimos anos. Eles acompanharam atentamente a palestra da técnica do Dieese Eliana Elias, que demonstrou que a economia brasileira vem reagindo bem aos estímulos dados pelo governo federal.

Em Barueri, os metalúrgicos também conferiram palestra do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos), que afastou qualquer pessimismo, demonstrando que o Brasil segue em rota sustentável. “Estamos crescendo com desenvolvimento, com distribuição de renda”, afirmou o técnico do Dieese, Altair Garcia.

Entre os dados que sustentam a confiança dos trabalhadores está o crescimento da indústria em 5,5% na comparação entre julho de 2012 com julho de 2011, a referência é o IBGE e a CNI (Confederação Nacional da Indústria).  Em relação ao setor metalúrgico, um dado importante é que o emprego 4,5% na comparação entre 2011 e 2010. Além disso, 96, 5% dos reajustes negociados no primeiros semestre incorporaram aumento real.

Diante de dados como estes a conclusão é elementar: lutar. “Toda Campanha Salarial é um desafio para nós, para renovar e incluir mais clausulas na convenção”, lembrou o diretor Antonio Pina.

Veja os seminários na galeria de fotos:

[wppa type=”slide” album=”19″][/wppa]