FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Categoria lota plenária de Osasco

Por Auris Sousa | 07 ago 2023

Metalúrgicos, metalúrgicas, pessoas com deficiência, aposentados e representantes de movimentos sociais, como a Abrea (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto), lotaram a sede do Sindicato, na plenária de Osasco, que aconteceu no sábado, 05. Trata-se do último encontro regional.

Equipe de Osasco faz abertura da plenária

A plenária começou com palestra de Altair Garcia, analista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que fez um balanço sobre a conjuntura nacional e destacou as transformações econômicas e tecnológicas ocorridas no mundo, bem como os impactos delas na vida da classe trabalhadora.

Altair Garcia, do Dieese, faz balanço da conjuntura

“É fundamental os trabalhadores discutirem e aprofundar os seus conhecimentos sobre estes temas, porque eles [os trabalhadores] são o centro de todas estas questões e serão impactados em menor ou maior grau por todas estas transformações”, disse Altair, que completou: “Se a gente abrir mão desta discussão, abrir mão deste protagonismo, estes impactos podem chegar de forma muito prejudicial, não só para os trabalhadores, mas para toda sociedade”.

Presidente do Sindicato destaca a importância da categoria participar das lutas futuras

Propostas

Em grupos, os companheiros e companheiras discutiram temas relacionados ao combate à discriminação, combate à fome, reindustrialização, saúde e segurança, entre outros temas. Apontaram propostas que serão votadas na Plenária Final, que acontece em 26 de agosto, na Colônia de Férias do Sindicato, em Caraguatatuba.

“Foi um grande encontro, com um debate muito valioso. Contamos com a presença dos delegados na plenária final para rumar o Sindicato para os próximos anos”, enfatiza o diretor do Sindicato Rafael Alves.

Propostas foram construídas em grupos

Uma companheira da Belgo elogiou os temas abordados. “Interessante. Toda informação é muito bem-vinda, e temos que fortalecer o Sindicato porque é ele quem presta assistência para os trabalhadores”, disse.

Um trabalhador da Metalsa compartilhou que aprendeu coisas novas. Uma metalúrgica da Arbame, contou que “discutimos assuntos que fizeram a gente propor ideias que poderão ser colocadas em práticas”.

Homenagem – Durante a plenária, a diretoria do Sindicato homenageou o companheiro Jorge Nazareno, por toda sua atuação e dedicação aos metalúrgicos de Osasco e região, enquanto presidiu a entidade. E por seu comprometimento a luta da categoria.

Jorginho é homenageado

“Agradeço esta homenagem, para gente, é importante, vou guarda com muito carinho. E, evidentemente, a parte mais importante é ter visto o Sindicato avançar neste período, com todas as dificuldades e poder contar com o apoio da categoria”, enfatizou.

Leia também: 

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07