Caminhada refaz mapa da Greve de Osasco, de 1968

Por Auris Sousa | 28 mar 2016

Osasco entra no roteiro da Corrida por Manoel, nesta terça-feira, 29, com a caminhada que vai refazer os passos da Greve de Osasco, ocorrida em julho de 1968.

Às 8h, a caminhada parte da Av. dos Autonomistas, 896, antigo endereço da Lonaflex, que foi a segunda fábrica a aderir ao movimento iniciado na Cobrasma, em 16 de julho de 1968. Depois, os participantes irão passar pelos locais onde antes funcionavam Brown Broveri, Barreto Keller, Fósforos Granada, Braseixos e a própria Cobrasma, num caminho que reconstrói a mobilização em cada uma das empresas que fizeram da Greve de 1968 o exemplo de resistência à ditadura para todo o país.

A caminhada termina com um ato em frente à sede da Cobrasma. Todo o trajeto terá a presença de militantes que construíram a mobilização e que seguiram na luta contra a ditadura. A participação é aberta a todos os interessados.

Corrida por Manoel ­– O projeto Corrida por Manoel é uma iniciativa do jornalista Rodolfo Lucena para marcar os 40 anos do assassinato do metalúrgico Manoel Fiel Filho pela ditadura militar, em 17 de janeiro de 1976. São 40 corridas por locais que fazem parte da história de Manel Fiel Filho e também da luta contra a ditadura civil-militar.

A caminhada em Osasco é uma etapa do projeto, iniciado em 17 de fevereiro, em São Paulo e que termina em 2 de abril.

Para mais informações sobre a Corrida por Manoel e a Greve de Osasco, clique aqui.

Mais informações:

Cristiane Alves                                           Jorge Nazareno