Câmara dos Vereadores de Osasco faz homenagem aos 54 anos da Greve de 68

Por Auris Sousa | 05 ago 2022

A Câmara dos Vereadores de Osasco faz homenagem aos 54 anos da Greve dos Trabalhadores de Osasco de 1968. A sessão solene acontece nesta sexta-feira, 5, no Plenário Tiradentes, a partir das 18h. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Gilberto Almazan (Ratinho), e os demais diretores estarão presentes na sessão.

“Fazemos questão de estarmos presentes nesta sessão, que é uma forma de reconhecer e relembrar a luta por resistência tão importante que foi a Greve de 1968. Será um momento também de, mais uma vez, agradecer todos aqueles que fizeram deste movimento um marco de organização dos trabalhadores e pela redemocratização do nosso país”, enfatiza Gilberto Almazan.

A Greve – Deflagrada em 16 de julho de 1968, a Greve de Osasco parou a Cobrasma, a Lonaflex, Braseixos, Barreto Keller, Fósforos Granada e entrou para a história como um dos principais movimentos de resistência operária e estudantil frente a ditadura.

A greve foi fruto do trabalho conjunto entre comissão de fábrica da Cobrasma, Sindicato, Frente Nacional do Trabalho, operários estudantes. Aumento salarial de 35%, o reconhecimento das comissões de fábrica, a garantia de que nenhum membro das comissões seria demitido e o fim do arrocho salarial eram os principais itens da pauta de reivindicações.

Naquele período, muitos trabalhadores foram presos e torturados. O Sindicato sofreu a segunda intervenção da ditadura e a diretoria foi cassada – a primeira intervenção na entidade havia acontecido oito dias após o golpe.

Sessão Solene em Homenagem a Greve dos Trabalhadores de Osasco de 1968

Onde: Plenário Tiradentes