Caixa alerta para calendário falso de saques do FGTS

Por Auris Sousa | 03 fev 2017

Os calendários de saques das contas inativas do FGTS que estão circulando pelo WhatsApp e redes sociais são falsos, divulgou em nota na quinta-feira, 2, a Caixa Econômica, gestora do Fundo de Garantia, na quinta-feira. O cronograma real ainda será divulgado pelo governo federal, talvez até o final da próxima semana.

Segundo um dos boatos que correm pela internet, o dinheiro das contas inativas até 31 de dezembro de 2015 poderá ser resgatado desde quinta-feira, 2. Mas a informação não procede, informa a Caixa. “A Caixa Econômica Federal informa que o calendário de pagamento do saque de contas inativas do FGTS ainda não foi divulgado.”

Trabalhadores vão poder sacar conta inativa do FGTS

A partir de março, quem foi demitido por justa causa ou pediu para sair do emprego até dezembro de 2015 poderá sacar recursos de contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), as chamadas contas inativas. Até o momento, não há limite máximo para o saque dos valores, que serão liberados conforme o mês de aniversário do trabalhador.

A medida, anunciada no fim do ano passado, busca injetar recursos na economia e a expectativa do governo é que o dinheiro seja usado para pagar dívidas, mas, não terá restrição quanto ao uso dos recursos. Ou seja, não será necessário informar a que eles se destinam no momento do saque.

Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos. Ou usá-lo para financiamento de imóveis.

Consulte se você tem direito ao saque

O trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão. Como já informamos em edições anteriores: por estes canais também é possível verificar se a empresa tem depositado o FGTS mensalmente.