Banco Central eleva taxa básica de juros para 13,7%

Por Auris Sousa | 09 jun 2015

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central aumentou na quarta-feira, 3, a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano. Foi o sexto aumento seguido.

Em nota, a Força Sindical criticou a elevação dos juros para 13,75% e afirmou que a decisão é um desastre para a economia brasileira. “Enquanto o resto do mundo reduz suas taxas a fim de aliviar os encargos para os seus cidadãos e afastar os efeitos nocivos da crise financeira, no Brasil os senhores da economia dão as costas aos problemas da população e dos trabalhadores, ameaçados de perder os seus empregos, e mantêm os juros nas alturas”, ressalta o texto

Ato – Um dia antes do Copom decidir a alta dos juros, as centrais sindicais fizeram um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, contra o aumento. O protesto ocorreu em frente à sede do BC e contou com a participação do nosso Sindicato.

Com o grito de guerra “Eu quero agora, eu quero já, eu quero ver o juro abaixar”, estudantes e trabalhadores chamaram a atenção da população para explicar o que representa para o país a manutenção de juros exorbitantes.