Audiência analisa colaboração das empresas com a ditadura

Por Cristiane Alves | 24 fev 2015

O diretor da Cobrasma Luiz Eulálio de Bueno Vidigal Filho e o chefe de departamento pessoal da empresa, Roberto Luiz Pinto, foram convidados pela Comissão Estadual da Verdade a prestarem esclarecimentos sobre o relacionamento da empresa com a ditadura militar em audiência pública que acontece nesta sexta-feira, 27, às 15h, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Vidigal foi convidado a responder sobre documentos

Além dos representantes da Cobrasma, foram convidados representantes de empresas como Volkswagen e Alipert. A audiência começa às 9h. Também foram convidados trabalhadores que foram vítimas de perseguição praticadas pelas empresas.

No caso da Cobrasma, a Comissão Municipal da Verdade de Osasco, encontrou documentos que relatam detalhadamente a Greve de Osasco, de 1968, apontando suas lideranças aos militares. Além disso, antes mesmo da greve, a empresa já investigava os antecedentes de trabalhadores já contratados, muitos deles tinham vida sindical ativa.

As audiências continuam na segunda-feira, 2, com os casos do Metro, Embraer e Codesp.