SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Ato na USP reafirma compromisso com a soberania nacional

Por Bianca Silva | 25 jul 2025

Foi com o Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo lotado que aconteceu o “Ato em Defesa da Soberania Nacional” nesta sexta-feira, 25. A iniciativa reuniu autoridades do meio jurídico, representantes de entidades civis, movimentos sociais e sindicais, e acadêmicos, que reafirmaram o compromisso com os princípios democráticos e com a autonomia brasileira.

Durante a abertura, o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo, que mediou o evento, fez um resgate histórico sobre a independência do Brasil e da faculdade, que em breve completará 198 anos.

“Em qualquer faculdade de direito do mundo ensinam pra gente uma lição muito inicial sobre o que é soberania. Soberania significa dar a última palavra a respeito de qual é o direito que vale e que vai ser aplicado para um povo e para um território. Para o território e o povo brasileiro, uma nação soberana, quem dá a última palavra somos nós!”, enfatizou Celso.

Salão Nobra da Faculdade de Direito da USP

O ato acontece em meio à guerra comercial imposta pelo governo norte-americano. No início do mês, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre as exportações de produtos brasileiros que deve entrar em vigar na próxima sexta-feira, 1º de agosto.

Foi ao som dos gritos de guerra: “não a tirania, soberania não se negocia” e “ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”, que o clima no salão foi contaminado pelos discursos feitos em defesa da soberania brasileira, entre eles o de José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça e advogado que ressaltou: “Não nos subordinaremos, nem seremos governados por vergonhosas ameaças ou pressões externas. As sanções impostas são uma afronta a autonomia do estado brasileiro, conclamamos assim: replicar o nosso grito de independência, nós estamos inaugurando um novo 7 de setembro!”

A carta em defesa da soberania nacional, que foi divulgada durante o ato no Largo São Francisco, e lida pela vice-diretora da USP, Ana Elisa Bechara, e pela ativista Cida Bento, já conta com mais de 9.000 assinaturas no site.

Leia também:

46°Ciclo de Debates: Afastamentos por saúde mental crescem 68% de 2023 a 2024

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25