FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Atividade econômica tem crescimento de 0,4% em novembro

Por admin | 16 jan 2013

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) dessazonalizado (ajustado para o período) registrou crescimento, em novembro, de 0,4% em comparação ao mês anterior. É o segundo mês consecutivo em que o indicador, que serve para mostrar a tendência de crescimento da economia, tem elevação.

Em relação a novembro de 2011, houve crescimento de 2,67%, de acordo com o índice sem ajustes para o período, considerado o mais adequado para esse tipo de comparação. No ano, até novembro, o IBC-Br cresceu 1,28% e, em 12 meses, 1,32% .

O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Copom (Comitê de Política Monetária), que realiza nesta quarta-feira, 16, a segunda reunião e divulga no início da noite a tendência de juros para o próximo período, que deve ser mantido em 7,25% ao ano.

No fim do ano, o diretor de Política Econômica do BC (Banco Central), Carlos Hamilton Araújo, indicou que o ritmo de crescimento da economia previsto para este ano não gera desequilíbrios, como pressões inflacionárias.

De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado por ele, a projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, no período de quatro trimestres encerrado em setembro de 2013 é 3,3%.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #01 - 2023