Assembleia na Ficosa abre mutirão de assembleias da 5ª Estação Mulher

Por Auris Sousa | 08 mar 2024

Foi com as companheiras da Ficosa que teve início nesta sexta-feira, 8 de março, o mutirão de Assembleias da 5ª Estação Mulher Metalúrgica. A ação faz parte da programação do Sindicato para marcar o mês de março e dar ainda mais visibilidade e força para as lutas das mulheres.

A assembleia foi comandada pela vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso, as diretoras Joice Sampaio, Creusa de Oliveira, Etelvina Guimarães (Teca) e Jeane Nilo, que passaram informações importantes sobre a Lei da Igualdade Salarial e misoginia. Com olhar atento, as companheiras e alguns companheiros acompanharam cada palavra dita.

Teca perguntou: “Alguém sabe o que é misoginia?” O silêncio foi geral. “O significado da palavra é aquilo que nós mulheres temos sofrido todos os dias. Quando você liga a televisão, o que mais se vê? São mulheres perdendo sua vida”, alertou.

Por definição, misoginia é o ódio, o desprezo ou aversão as mulheres. Muitas vezes manifestado por violência física e sexual, mas nem sempre. Isto porque comportamentos agressivos, depreciações, objetificação do corpo feminino também são exemplos de ações misóginas.

“É o ódio que sofremos nas redes sociais, no ônibus, na rua, em casa. Então, é importante estarmos unidas para combater. E os homens fazem parte desta luta, precisa defender, porque quando você defende uma companheira no local de trabalho, por exemplo, tem alguém defendendo a sua filha, sua esposa. Quando a gente puxa uma bandeira de luta, ela tem que ser de todos”, enfatizou Teca.

Igualdade Salarial

“Temos toda uma caminhada para que aquilo que já era de direito, se torne de fato. A Lei é mais que um papel, ela cria mecanismo para que as empresas apresentem relatórios de transparência, por meio do e-social, e mostrem que estão cumprindo a Lei”, explicou Mônica, que enfatizou: “É uma forma da gente acabar com a distorção de exercer uma função e não ter o reconhecimento, nem o cargo e nem o salário”.

Na assembleia, as diretoras deixaram claro que a sociedade (homens e mulheres) precisarão fortalecer a luta para que a legislação de fato seja cumprida. Reforçaram, inclusive, a importância do conhecimento dela.

Estação Mulher– A assembleia também reforçou o convite para a 5ª Estação Mulher, que vai acontecer em 23 de março, no Metalclube. Em debate, a Lei da Igualdade Salarial e Brasil sem Misoginia.

Para participar, as mulheres precisam ser sócias do Sindicato, e devem se inscrever com uma das diretoras, diretores ou pelo SindZap (11) 9 6078-0209 até 21 de março. Cada mãe poderá levar até dois filhos de 4 a 14 anos. Haverá transporte.

Por último, um “viva as mulheres” ecoou a força da luta por um país mais justo, igualitário equânime para todas e todos. Faça parte dela, participe das assembleias em frente as fábricas e participe do Encontro da Estação Mulher.