Após acidente em que trabalhador perdeu três dedos, Spirax Sarco é autuada

Por Auris Sousa | 01 out 2024

O acidente de trabalho que provocou, em 1 de fevereiro, a amputação de três dedos de um trabalhador da Spirax Sarco poderia ter sido evitado. É o que mostra o relatório de fiscalização feito pelo o Ministério do Trabalho e Emprego, que identificou irregularidades que renderam sete autos de infração para a empresa. O Sindicato recebeu o relatório de fiscalização quase oito meses depois do acidente.

Entre as irregularidades apontadas pelo auditor fiscal, estão: descumprimento da NR-12 (Norma Regulamentadora), que trata dos dispositivos de segurança em máquinas e equipamento, da NR-7, que trata do exame periódicos, da NR-1, que trata da avaliação de riscos.

O relatório ainda destaca que: “ao contrário do que expõe a empresa [na sua análise do acidente], conclui-se que um dos fatores que ocasionaram o acidente não foi eventual burla, mas tão somente o fato de a máquina não possuir sistemas de segurança aptos a restringir o acesso das mãos dos trabalhadores à sua zona de perigo”.

Para o diretor Alex da Força, ficou muito claro que o acidente “poderia ter sido evitado se a empresa tivesse adotado mecanismos de proteção no equipamento que gerou a amputação de três dedos do trabalhador”.

Vale destacar que, além da demora para o envio do relatório, o Ministério não informou ao Sindicato sobre o dia em que a empresa foi fiscalizada, de modo que mais uma vez descumpriu a Convenção 148 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que prevê o acompanhamento, planejamento e avaliação do Sindicato nas fiscalizações.