Acordo garante 500 empregos na Mecano Fabril

Por Cristiane Alves | 17 abr 2012

Os metalúrgicos da Mecano Fabril finalmente podem comemorar a garantia de seus empregos. A notícia foi anunciada pelo presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, na sexta-feira, 13, depois da assinatura de um contrato de aluguel do terreno onde está situada a empresa, por dois anos.

A empresa terá este prazo para procurar uma nova sede. “Vamos discutir a transição. A intenção é que a empresa fique na região de Osasco”, explica Jorge, que avalia o acordo como uma vitória dos trabalhadores e do bom senso.

Diálogo – Uma combinação entre diálogo e a colaboração de várias lideranças políticas foi o fator chave para o resultado. O prefeito Emidio de Souza foi um dos interlocutores mais ativos na negociação e que fez questão de comparecer à assembleia realizada na segunda-feira, 16, na empresa. “Agora, é importante que a fábrica fique no município. Precisamos manter as empresas na cidade”, afirmou.

Além do prefeito, Jorge Lapas, chefe do Governo de Osasco, e Rubens Bastos, então secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio também prestaram apoio às negociações.

Também intermediaram o entendimento o secretário de Relações de Trabalho, Carlos Ortiz, e a secretária de Justiça, Eloisa Arruda; além dos deputados federais João Paulo Cunha (PT) e Paulo Pereira da Silva (PDT), que também é presidente da Força Sindical.

34 dias de mobilização

Os companheiros da Mecano Fabril respaldaram as negociações com uma mobilização que entra para a história do Sindicato. Foram 34 dias de luta, com ocupação da fábrica, assembleias e muita solidariedade. “O acordo só foi possível graças ao compromisso dos trabalhadores com a luta e a confiança no Sindicato”, avaliou o diretor do Sindicato, Gilberto Almazan, que também é funcionário da Mecano.

Um companheiro que trabalha na Mecano há quase 30 anos na Mecano, disse que a vitória foi conquistada graças à luta. “Depois de toda luta e mobilização, podemos ficar mais tranquilos. Agora é torcer para que o futuro da Mecano seja permanecer em Osasco ou na região”, torce.

Novos tempos – A luta e a unidade abre caminho para a pressão por novas relações de trabalho na Mecano Frabril. “Que a gente possa empregar processos de negociação transparente, inclusive nas relações de trabalho”, enfatizou a secretária-geral do Sindicato, Monica Veloso, que também é funcionária da Mecano.

Veja mais fotos no https://www.facebook.com/Sindmetal