Ações em defesa da Lei de Cotas em debate no aniversário do Espaço da Cidadania

Por Cristiane Alves | 29 jan 2020

Os 19 anos do Espaço da Cidadania vão ser marcados pela construção de ações em defesa da Lei de Cotas, contra a flexibilização que o governo Bolsonaro pretende impor por meio do projeto 6159/19. Esse será o assunto do debate que vai reunir ativistas da luta pela inclusão e pessoas com deficiência, no dia 10 de fevereiro, na sede do nosso Sindicato.

Coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, e diretor Alex da Força no protesto na Av.Paulista. Pressão fez governo recuar em regime de urgência para o PL 6159

O projeto de lei 6159/19 desobriga as empresas de cumprir a Lei de Cotas, trocando o preenchimento obrigatório das vagas pelo pagamento de um valor mensal equivalente a dois salários mínimos por cargo não preenchido. Outra alternativa proposta no projeto é que a contratação da pessoa com deficiência seja feita por empresa diversa, desde que compense as contratações não realizadas pela empresa que não atingiu o percentual devido. A intenção inicial do governo era que o projeto tramitasse na Câmara em caráter de urgência, mas a reação da sociedade conseguiu mudar essa situação; no entanto, o projeto ainda está vivo, percorrendo os caminhos para possível aprovação, já que o lobby anti-inclusão é bastante forte.

O aniversário do Espaço da Cidadania também vai contar com a presença de diversos ativistas que ajudaram a construir a história da ação social que é uma das forças motoras da inclusão na região de Osasco e no país.

O debate começa às 9h. Participe  da construção da luta em defesa da Lei de Cotas, contra mais uma ofensiva que pode esvaziar uma das mais importantes conquistas do movimento pela inclusão. Inscreva-se pelo e-mail [email protected], até 31 de janeiro.