ABPH e Sindicato oferecem teste gratuito de Hepatite até 28 de julho

Por Auris Sousa | 16 jul 2015

Até o dia 28 de julho, das 8h às 16h, os sócios do Sindicato podem fazer o teste de Hepatite C na sede do Sindicato, sem custo algum, graças a uma parceria entre a entidade e a ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatite). Estima-se, que atualmente, mais de 3 milhões de pessoas têm a doença, e outras tantas não sabem que já a possui.

Silenciosa, a doença leva anos para se manifestar, mas o contagio é imediato e seus danos podem ser fatais. De acordo com a diretora geral ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatite), Virginia Alves Pereira, a transmissão acontece principalmente por via sanguínea. Isto significa que pode acontecer através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.  Segundo ela, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca.

Geralmente, a Hepatite C leva em torno de 30 anos para evoluir. “Age sem mostrar nenhum sintoma. Quando se descobre, é quando a [doença] já está se encaminhando para um transplante de fígado”, alerta Virginia.

Segundo Lis Saba, também da ABPH, as pessoas mais propensas a terem a doença são: “pessoas da saúde, e população que não se precavê, com seu material [intimo], por exemplo, para levar na manicure”.

Por isso que o melhor é optar pela prevenção. Evite contato com sangue contaminado. Não compartilhe escovas de dentes, lâminas, alicates de unha e cutícula, tesouras ou outros objetos de uso pessoal.

Teste – Outra dica importante é fazer o teste que dura apenas dois minutos. Após o teste, se confirmada a doença, a pessoa deve iniciar o tratamento, que varia conforme o estágio da hepatite. Um deles acontece com a combinação de medicamentos antivirais a serem tomados ao longo de várias semanas, para eliminar o vírus do corpo do paciente.

O paciente também deverá tomar alguns cuidados rotineiros. Entre eles, não ingerir bebidas alcoólicas, e evitar comidas gordurosas, doces. “Tem que fazer uma dieta, que varia de acordo com o estágio da doença”, explica Virginia, que alerta que “ a cura existe, mas para isso a pessoa precisa saber que está com a doença”.

Saiba mais – Em 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Combate as Hepatites. Nesta data, amplia ainda mais a divulgação sobre a doença, seus males, tratamento, e importância do diagnostico precoce.