FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Aposentado sofre acidente na Southco e morre

Por Auris Sousa | 23 jan 2015

Mais um companheiro foi vítima nesta sexta-feira, 23, de um acidente de trabalho. Dessa vez o caso aconteceu na Southco, em Cotia, e provocou a morte do aposentado José Joaquim Barbosa, de 62 anos. O Sindicato solicitou à Gerência pedido de fiscalização do ocorrido.

Barbosa prestava serviço de freelancer para Jang JG – empresa contratada pelo dono do terreno onde fica a Southco, e fazia manutenção no telhado do galpão da metalúrgica, quando a telha quebrou e o fez cair de uma altura de aproximadamente 12 metros. O companheiro morreu na hora.

No momento do acidente, ele usava cinto de segurança, mas, segundo informações preliminares passadas ao Sindicato, não existe no telhado local para prender o acessório. “Isso com certeza fez toda diferença, porque no fim o trabalhador não estava protegido”, avalia o diretor do Sindicato João Batista.

Logo após o acidente, a empresa acionou os bombeiros, que detectou a morte do aposentado. A empresa também informou o Sindicato, que conseguiu acompanhar a perícia feita pela polícia cientifica.

“Apesar do companheiro não ser funcionário da empresa, a fiscalização se faz necessária porque perdemos uma vida”, explica João.

Dia dos Aposentados – Barbosa é um entre os milhares de casos que acontecem no Brasil. Trabalhou, contribuiu com a Previdência, se aposentou, e para complementar a aposentadoria era freelancer. Não tinha carteira assinada, não tinha trabalho decente, trabalhava sem segurança e neste sábado, 24, não vai poder celebrar o Dia do Aposentado e tampouco reivindicar por melhorias para categoria e para os trabalhadores que estão na ativa.

Conte pra Gente – Só neste ano, este é o segundo acidente de trabalho que o Sindicato tem informação. Uma explosão num forno da metalúrgica Cecil, em Itapevi, causou queimaduras de 2º grau em Nelson José da Silva. O acidente aconteceu em 9 em janeiro, mas o Sindicato tomou conhecimento somente no último dia 14, já que, até então, a empresa não havia lhe enviado cópia da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #18