Comissão da Verdade colhe depoimentos de representantes da Cobrasma

Por Auris Sousa | 30 out 2014

Na próxima segunda-feira, 3, a Subcomissão Entidades Civis da Comissão da Verdade de Osasco irá colher depoimentos de representantes da Cobrasma, que vão falar da Greve de Osasco de 19678 e a visão que a empresa tinha a respeito da organização dos trabalhadores. Eles serão colhidos na sede do Sindicato.

Os depoimentos acontecem a partir das 9h e serão dados por Roberto Luiz Pinto Silva e Esterlino Pereira de Souza. Roberto era chefe do departamento de Recursos Humanos e Esterlino, funcionário do Jurídico da empresa. O relacionamento da empresa com os órgãos de repressão também será abordado.

Ainda na segunda-feira, 3, às 15h na Câmara de Osasco, a Comissão da Verdade também ouve o depoimento de familiares de Zequinha Barreto, uma das lideranças da Greve de Osasco, assassinado em companhia do capitão Carlos Lamarca.

Próximos depoimentos:

Na quarta-feira, 5, a partir das 15h, na Câmara de Osasco, é a vez do ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, que irá falar sobre a perseguição a UEO (União dos Estudantes de Osasco).

No próximo dia 10, na sede do Sindicato, às 9h, a subcomissão ouvirá Luiz Eulálio de Bueno Vidigal Filho, um dos responsáveis pela empresa.

Saiba mais – Os depoimentos dão sequência às investigações que farão parte do relatório que será incorporado ao relatório final da CNV (Comissão Nacional da Verdade).

A subcomissão Entidades Civis é coordenada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, e tem como objetivo a investigação das perseguições praticadas às organizações de trabalhadores, estudantes e da sociedade civil em geral, como parte das responsabilidades da Comissão Municipal da Verdade de Osasco.

Os depoimentos que acontecem na Câmara de Osasco, terão transmissão ao vivo pelo http://www.tvcamaraosasco.com.br