Coletivo de Mulheres comemora sete anos de organização

Por Auris Sousa | 17 out 2014

O Coletivo de Mulheres Sindmetal comemora hoje, 17, sete anos de organização. Ao longo desses anos, as metalúrgicas se uniram para diminuir as diferenças vividas diariamente num setor predominantemente masculino.

A ideia de sua criação nasceu durante a Campanha Salarial de 2007 (com slogan Tô de Olho). Desde então, o coletivo elabora e protagoniza uma série de atividades que vão desde o local de trabalho até suas responsabilidades sociais.

[wppa type=”slide” album=”116″][/wppa]

Também debatem política, desigualdades de gênero no mercado de trabalho e na sociedade. Além disso, o coletivo busca ações para construir um mundo mais justo e igualitário.  “O papel das trabalhadoras também é o de chamar a categoria para discutir questões ligadas a gênero dentro do Sindicato”, enfatiza a diretora Gleides Sodré.

A maior prova da contribuição do Mulheres Sindmetal para as companheiras é a evolução que muitas delas conquistaram ao longo desses sete anos. Algumas retomaram seus estudos, outras se filiaram a partidos políticos, participam da Cipa (comissão Interna de Prevenção de Acidentes, das comissões de fábricas e PLR (Participação nos Lucros e Resultados). E tantas outras passaram a ser replicadora de informação, que só fortalecem a mulher, a categoria e o Sindicato.

“Importante é perceber que a pauta feminista encontrou novas protagonistas no movimento sindical que contribuem para o fortalecimento das mulheres na categoria, dentro do Sindicato, no mercado de trabalho e na sociedade”, reforça a diretora do Sindicato.