CMS expõe fotos da vinda dos italianos para o Brasil em seu site

Por Auris Sousa | 26 set 2012

Para facilitar o acesso à história sobre a organização dos trabalhadores, as centenas de fotos que retratam a vinda dos imigrantes Italianos para o Brasil, entre os anos 1870 e 1920, estão disponíveis no site do CMS (Centro de Memória Sindical).

Segundo o presidente do CMS, Milton Cavalo, a exposição mostra as condições enfrentadas pelos imigrantes quando aqui chegaram e a contribuição dos italianos para a organização dos trabalhadores. “É uma exposição muito rica no que diz respeito à participação dos italianos na organização sindical e operária brasileira”, afirma.

O projeto comemora os 150 anos da Unificação Italiana e teve o patrocínio da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo e do Instituto Italiano de Cultura de SP, com o apoio, da UIM (União dos Italianos no Mundo) e da Associação de Amizade Brasil – Itália.

A exposição esteve nas estações de metrô Sé, Clínicas e Luz.